INVENTÁRIO FLORESTAL
uma forma de saber seu estoque de volume de madeira
uma forma de saber seu estoque de volume de madeira
O Inventário Florestal é toda averiguação de quantidade e qualidade dos recursos e características de uma floresta, seja ela equiânea ou inequiânea.
Comumente é usado para quantificar o estoque de madeira de um ou mais povoamentos florestais, através de estimativas de volume (m³) e de número de indivíduos por hectare(N°/ha).
Para levantar as informações necessárias em um inventário de florestas plantadas, realizamos geralmente a amostragem de parcelas quadradas ou retangulares, dependendo do relevo da área.
A área da parcela varia de acordo com espaçamento do plantio, e sua distribuição é feita de acordo com a homogeneidade do plantio, o grau amostral preterido e tipo de inventário.
Nas parcelas são levantados dados como DAP (Diâmetro a altura do peito) ou CAP (Circunferência a altura do peito) de todos os indivíduos e a altura das 5 primeiras árvores. Após essa etapa de levantamento, os dados são processados e separados por classe de diâmetro.
Para estimar o volume realizamos a medição aproximada do volume de alguns indivíduos – processo chamado cubagem.
Existe o método “destrutivo” e o “não-destrutivo” de cubagem, e para determinar qual será utilizado devem ser avaliados o prazo, o orçamento, o número de classes de diâmetro, a disponibilidade de corte de árvores e a precisão requerida no projeto. Para a realização do método “destrutivo” é necessário um motosserrista profissional para abater as árvores.
Para proceder o método “não-destrutivo” é necessário utilizar a ferramenta Pentaprisma, utilizando nos cálculos o Método de Smalian (método usado na Florestal Jr.).
Com o levantamento completo dos dados é feita a relação Hipsométrica e Volumétrica que melhor se ajuste aos dados obtidos em campo, possibilitando estimar o volume das parcelas e inferir sobre os estoques de madeira da floresta.
As equipes de medição são compostas por 2 pessoas com um rendimento de 10 a 12 parcelas ao dia, variando em função da distância percorrida e do relevo.
O processamento das informações e a escrita do relatório podem durar até duas semanas.
Após a determinação do número de parcelas a serem lançadas, elaboramos o planejamento de maneira eficiente, otimizando os processos para ter o menor custo de execução.
A gente resolve pra você!