O inventário florestal é uma prática extremamente importante para a mensuração de um povoamento florestal. Com ele é possível obter informações quantitativas e qualitativas que determinam qual a forma de manejo mais adequado para aquela floresta.

No dia 16 de junho de 2020, a Florestal Jr. Consultoria UFV recebeu a demanda por um inventário florestal em um plantio de Mogno-Africano. O plantio está situado na zona rural da cidade de Lagoa Santa – Minas Gerais, possuindo uma área de 5,23 hectares, com idade entre 5 a 6 anos.O proprietário pretendia conhecer melhor as características da sua floresta para auxiliar nas tomadas de decisão acerca do manejo adequado, como por exemplo se havia a necessidade de realizar uma operação de desbaste.

Foi realizada a coleta de dados em dois dias de campo na propriedade do cliente, lançando 8 parcelas em todo o plantio no primeiro dia. E no segundo dia, com o auxílio do penta-prisma, foi realizada uma cubagem não destrutiva para estimar melhor o volume da população. Também foi analisado o estado fitossanitário e a qualidade dos fustes do plantio.

Ao final foi elaborado um relatório técnico informando detalhadamente a metodologia utilizada na coleta de dados assim como os resultados da rodagem dos dados coletados, como o volume total de madeira do povoamento, o volume por hectare, número de indivíduos por hectare, mortalidade, estado fitossanitário e avaliação da qualidade dos fustes do plantio.

Diretor de Projetos – Vinicius Moreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossos consultores estão aqui para responder às suas dúvidas!
👋 Ei, como posso ajudar?