O projeto consistiu em medir o estoque de madeira empilhada e foi realizado em uma propriedade localizada no município de Ribas do Rio Pardo, no estado do Mato Grosso do Sul.

A quantificação do volume de madeira, antes ou após a colheita, é fundamental para o planejamento das atividades florestais no campo e em empresas. Nesse sentido, visando a obtenção do volume sólido, medições de pilha foram feitas por meio de uma visita técnica à fazenda no início de abril por uma equipe composta pelos membros Kamilla Pinto e Fagner Correa.

Foram mensuradas as dimensões principais da pilha para a obtenção do volume estéreo (além do volume sólido de madeira, inclui-se os espaços vazios normais entre as toras) e obtidas uma série de imagens (contemplando a pilha inteira). As fotos foram processadas em softwares de redes neurais artificiais para calcular os fatores de empilhamento médios. 

Ao final foi elaborado um relatório técnico informando detalhadamente a metodologia utilizada na coleta de dados, inferências sobre o volume sólido em metros cúbicos e comparação com a volumetria de um inventário prévio.

 

 

 

 

 

 Kamilla Pinto – Gerente do Projeto 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//
Nossos consultores estão aqui para responder às suas dúvidas!
👋 Ei, como posso ajudar?