A Florestal Jr. Consultoria UFV tem como projeto mais corriqueiro (tipo de projeto mais executado na empresa) o Inventário Florestal, que em sua maioria são inventários de florestas plantadas com objetivo de quantificar a quantidade de madeira em um plantio. Em setembro de 2020 uma cliente fidelizada entrou em contato conosco novamente para realização de um segundo inventário com a Florestal Jr.

O Inventário Florestal é uma técnica de estimação volumétrica que se destaca por sua importância no setor florestal, uma vez que proporciona análises qualitativas e quantitativas de uma floresta sob diferentes níveis de detalhamento de acordo com o objetivo proposto; no caso, estimar o estoque volumétrico de madeira presente na área de estudo.

A propriedade da cliente situa-se no Distrito Vermelho, próximo a Muriáe – Minas Gerais. Possui aproximadamente 33 hectares de plantios de Eucalpytus sp. com diferentes idades (por volta de 8 a 12 anos), origens e espaçamentos. A Florestal Jr. viajou para Muriaé e realizou a ida a campo em outubro de 2020, com uma equipe de cinco membros para a execução das atividades. Esta etapa, de trabalho em campo, foi realizada em três dias: dois para lançamento de parcelas e coletas, e o terceiro para a cubagem rigorosa. 

Conforme planejado, o plantio foi dividido em três áreas segundo a geografia local. Em campo, a equipe lançou 19 parcelas (média de uma parcela a cada 1,78 ha) de 400 m². Visando estimação do volume com o menor erro de amostragem possível, além desta boa representatividade amostral, a cubagem foi realizada via método destrutivo. A cubagem rigorosa consiste na derrubada de algumas árvores representativas do plantio e posteriormente a coleta da altura real das árvores, assim como o diâmetro em diferentes alturas.

Ao final foi elaborado um relatório técnico informando detalhadamente a metodologia utilizada na coleta de dados; assim como os resultados da rodagem dos dados coletados como: o volume total de madeira do povoamento, o volume por hectare, número de indivíduos por hectare.

Estas informações são extremamente importantes como fonte de embasamento na tomada de decisão para a comercialização da madeira, sendo gratificante para a Florestal Jr. Consultoria UFV poder auxiliar os clientes com este trabalho e conquistar a confiança de cada um!

Clara Coury – Gerente do Projeto Inventário Muriaé II

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossos consultores estão aqui para responder às suas dúvidas!
👋 Ei, como posso ajudar?