Este projeto, realizado pela equipe da Florestal Jr. no bairro de Silvestre em Viçosa (MG), teve como objetivo inventariar o volume de madeira de 25 grandes árvores de pinus a fim de ser feito com os resultados a Comunicação de Colheita dos indivíduos.
A Comunicação, ou Declaração de Colheita como também é chamada, é um documento onde consta basicamente, o volume de madeira estimado que se deve obter com o corte das árvores. É só após emitido o documento que o corte pode ser feito.
Para a ocasião do projeto, foram à campo dois membros da Florestal Jr.: Luiz Claudio Silva, gerente do projeto, e Kawã Nunes como auxiliar de campo. A equipe coletou dados de circunferência do tronco (CAP), altura total e altura do fuste de cada uma das árvores. Ao final todos os dados foram compilados e o volume de madeira calculado para a Comunicação.
“Este projeto foi bem interessante de se realizar porque as árvores de pinus tinham em torno de 50 anos de idade, o que fazia elas terem enormes dimensões com circunferências que passavam facilmente dos 2 metros. Gostei muito de poder ter trabalhado neste projeto!”