O projeto consistiu em realizar um Inventário de Florestas Nativas para posterior supressão em uma área de aproximadamente 450 m² na cidade de Ponte Nova, Minas Gerais. A requerente é a concreteira MBC Materiais Básicos para Construção que deseja expandir a sua área útil de produção.
O Inventário Florestal de Nativas é uma ferramenta fundamental para conhecer a composição florística de uma determinada área, assim como sua caracterização qualitativa e quantitativa para fins de plano de manejo. O relatório deveria conter o tipo de inventário realizado, as relações volumétricas utilizadas e a análise estrutural da floresta contendo: perfil da floresta, dados de abundância, dominância, frequência e índice de valor de importância.
A ida a campo ocorreu na segunda quinzena de novembro, com uma equipe de dois membros da Florestal Jr. para a execução das atividades. Como a área era consideravelmente pequena, o tipo de inventário escolhido foi o censo, ou seja, todos os indivíduos arbóreos deveriam ser mensurados. Os trabalhos em campo consistiam em mensurar a Circunferência a Altura do Peito (CAP) e a altura total, além de reconhecer as espécies presentes e georreferenciar as mesmas por meio da utilização de um GPS.
O relatório técnico final informou detalhadamente a metodologia utilizada na coleta de dados, juntamente com os resultados adquiridos na rodagem dos dados com os seus respectivos gráficos, análises e conclusões. Como resultado final, espera-se que a concreteira consiga prosseguir o processo de expansão de sua área útil, como demostra na Figura 1, a fim de aumentar o seu rendimento e produtividade ainda que siga com as leis ambientais vigentes e se planejando para realizar, posteriormente, a compensação da intervenção a ser feita.