O projeto consistiu em realizar um Inventário Florestal pré-corte em uma área de Pinus, localizada no município de Viçosa – MG na Universidade Federal de Viçosa (UFV) ao lado da serraria do Departamento de Engenharia Florestal (DEF), além da emissão da comunicação de colheita do mesmo.

    O Inventário Florestal pré-corte tem como principal objetivo fornecer a estimativa da produção volumétrica de madeira presente na área em estudo, servindo como fonte de embasamento para tomada de decisões no momento da comercialização. Já a comunicação de colheita, é uma obrigatoriedade que deve ser realizada antes do uso da floresta de espécimes plantados ou espécies exóticas conforme a Portaria IEF nº 28 de 13 de fevereiro de 2020. Objetivando a utilização do produto in natura.

    A ida a campo ocorreu no início de junho de 2021, com uma equipe de quatro membros da Florestal Jr. para a execução das atividades. Como o inventário era do tipo censo, ou seja, todos os indivíduos arbóreos deveriam ser analisados, o trabalho foi dividido em dois dias. No primeiro, as características das árvores presentes foram anotadas, além de serem mensuradas a Circunferência a Altura do Peito (CAP) e terem seus respectivos pontos adicionados no GPS. Já no segundo dia, as alturas individuais foram mensuradas.

    O relatório técnico final informou detalhadamente a metodologia utilizada na coleta de dados, juntamente com os resultados adquiridos na rodagem dos mesmos, tais como: volume total, número de árvores totais, diâmetro mínimo, máximo e médio. No momento o projeto está na etapa de realização da comunicação de colheita.

Talles Behring – Gerente do projeto 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossos consultores estão aqui para responder às suas dúvidas!
👋 Ei, como posso ajudar?