Em setembro de 2019, a Florestal Jr. Consultoria UFV foi procurada pelo professor Sebastião Valverde para atender a uma demanda de outro professor, do Departamento de Fitotecnia. O projeto consistiu na realização de um Inventário Florestal em dois plantios de eucalipto, um de 5,5 e outro de 7,6 hectares (denominados área 1 e área 2, respectivamente), pertencentes à Universidade Federal de Viçosa, campus Viçosa. Inicialmente, o requerente sugeriu também um Inventário Florestal de seringueira, mas que não era de interesse naquele momento, e por isso não foi fechado. Ambos os plantios são adjacentes e estão localizados próximos ao aeroporto (área 1) e à antiga horta velha da UFV (área 2). O objetivo principal foi fornecer ao cliente, em metros cúbicos, o estoque de volume de madeira presente nas duas áreas.

Alguns imprevistos aconteceram durante o planejamento e ida à campo: os equipamentos da Florestal Jr. não foram suficientes para todas as duplas, logo, foram comprados facões um dia antes da coleta dos dados, dois hipsômetros foram emprestados por outro grupo do Departamento (Carbono Zero) e um pelo professor Carlos Pedro Boechat. Além disso, atividades do primeiro dia começaram algumas horas depois do planejado, pois havia apenas um carro disponível (opção do cliente, o responsável pelo aluguel do mesmo) e por um erro no percurso até o plantio. O local estava muito sujo, com o sub-bosque alto, o que interferiu no acesso e alocação de algumas parcelas.

Foi elaborado um relatório técnico informando a metodologia utilizada, o volume de madeira plantada em metros cúbicos por hectare, modelo e marca dos equipamentos utilizados, além do software para aferir os resultados. Este foi entregue, em mãos, ao requerente no final de outubro. O cliente ficou extremamente satisfeito com a qualidade e eficiência na entrega do relatório. 

O projeto Inventário UFV foi de suma importância para capacitar os membros da empresa que ainda não tinham vivenciado a coleta de dados de um Inventário Florestal, e estes estão mais preparados para assumir gerência de projetos futuros. A Florestal Jr. agradece os professores do curso de Engenharia Florestal: Sebastião Valverde, Hélio Garcia Leite e Carlos Pedro Boechat pela disponibilidade em ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossos consultores estão aqui para responder às suas dúvidas!
👋 Ei, como posso ajudar?