Sistemas Agrossilviculturais

Agrossilvicultura – Um sistema racional e eficiente de uso da terra

O que é um Sistema Agrossilvicultural?

É uma alternativa que integra, em uma mesma área e ao mesmo tempo, lavoura, pecuária e floresta (ILPF), promovendo tanto interações ecológicas como econômicas entre esses componentes.

Essa dinâmica do sistema permite uma maior produção de forma mais sustentável, já que visa otimizar o uso da terra, conciliando a produção florestal com a produção de alimentos, conservando o solo e diminuindo a pressão pelo uso da terra para produção agrícola.

Vantagens desses sistemas

Nesses sistemas, além de produzir alimentos, a madeira proveniente da implantação da floresta pode ser usada para fins comerciais, dependendo da espécie escolhida. A presença de árvores traz benefícios diretos e indiretos, tais como:

  1. Controle da erosão;
  2. Manutenção da fertilidade do solo;
  3. Aumento da biodiversidade;
  4. Diversificação da produção;
  5. Alongamento do ciclo de manejo de uma área.

Em sistemas que envolvem pastagem, as espécies arbóreas não só contribuem para menor compactação do solo como também é um benefício térmico para o gado, já que a luz solar não incide diretamente sobre ele.

Outro ponto importante é a formação de sistemas ecológicos mais estáveis com maior autossuficiência, o que proporciona uma maior produção numa mesma área, e por mais tempo, possibilitando retorno financeiro em diferentes épocas do ano.

 

Sobre o projeto:

O planejamento de um Sistema Agrossilvicultural requer, inicialmente uma consultoria ambiental, para que seja realizado um estudo de obtenção de informações sobre as características da área, assim como das necessidades do produtor. A partir disso, e levando em consideração outros pontos como a viabilidade econômica e o escoamento da produção, é estruturada uma estratégia adequada de implementação do sistema que melhor atenda o interesse do produtor e ao mesmo tempo se adeque a área.

Um bom planejamento é extremamente importante para a concepção de um sistema produtivo e sustentável que gere um retorno satisfatório. Por isso, é fundamental atentar-se aos detalhes técnicos, como por exemplo a densidade das árvores, para a partir disso entender se o nível de competição de luz e nutrientes não será prejudicial às culturas do sistema.

Tem interesse em planejar um Sistema Agrossilvicultural?

Nós podemos te ajudar! Preencha o formulário e entraremos em contato com você!




    Informações

    Contato: [email protected]

    Telefones: +55 (31) 3612-4159

                        +55 (31) 99491-7071

    Conecte