A cultura se refere ao que um grupo de pessoas compartilha. Esses fatores se manifestam na linguagem, nas roupas, na rotina, nas ações. Todos os dias reforçamos a nossa cultura através do que vestimos, na maneira que falamos e na forma como agimos. Nossa cultura é moldada pela nossa história, costumes, sotaques e tudo o que aprendemos ao longo da vida, principalmente os valores que nos são repassados.

Portanto, cultura organizacional é a essência da empresa, expressada pela maneira como nós realizamos os projetos, tratamos nossos clientes e membros. É o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de valores, normas e atitudes compartilhadas pelos membros. Possuir uma cultura consolidada se torna cada vez mais essencial para as empresas e a forma como ela é comunicada e se apresenta no dia a dia dos colaboradores é que faz a diferença. Diante disso, a Diretoria Presidência, juntamente com a Diretoria de Marketing, desenvolveu o Guia de Cultura da Florestal Jr. Consultoria UFV: um guia para melhor compreensão das nossas atitudes, jeitos e pensamentos, que traduz a identidade e cultura da Florestal.

Primeiramente foi feita uma coleta de insumos através de um formulário com todos os 16 membros efetivos, que puderam expressar o que faz cada um se sentir parte da Florestal Jr., compartilhar marcos e momentos importantes vividos, como colocamos e trabalhamos os valores da empresa no nosso dia a dia, entre outras informações. A partir do conteúdo coletado, também foram criadas as Regras Não Negociáveis (RNNs) da Florestal Jr., que reforçam o que há de especial na empresa e que é fonte de orgulho para os membros; são elas: Respeitamos nossa história, DEF minha casa; P1 meu quarto;  Vou pegar e vou fazer, Somos éticos e profissionais em qualquer lugar, Não abrimos mão das nossas metas, Formamos lideranças capazes de impactar. 

Além das RNNs, o guia contém a nossa missão, visão e valores, um pouco da história ao longo dos quase 27 anos da empresa, os nossos hinos, sobre o mascote da Florestal Jr. (o Zédi), e o que nos motiva a fazer o que fazemos todos os dias estando no Movimento Empresa Júnior. 

Somos propensos a nos dedicarmos mais por um grupo do qual nos sentimos parte, do qual sabemos que podemos contribuir. E esse é um sentimento proporcionado por uma cultura organizacional forte e consolidada. Ou seja, teremos um ambiente com membros engajados e se comunicando abertamente se soubermos utilizar a cultura empresarial ao nosso favor. Isso porque, uma das principais funções da cultura é guiar as atitudes, alinhar os colaboradores com os objetivos, promover valores em comum e proporcionar experiências únicas. “Somos apaixonados pela Engenharia Florestal. Tem quem diga que é segunda casa, refúgio. É onde sonhos são realizados. É onde realizamos.“

VENHA  CONHECER NOSSA CULTURA!

 

Clique Aqui!

                                                                                             Gabriela Marangon – Diretora Presidente 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//
Nossos consultores estão aqui para responder às suas dúvidas!
👋 Ei, como posso ajudar?