Projeto Técnico de Reconstituição da Flora

PTRF – Uma forma de mitigar impactos causados por intervenções ambientais em áreas de preservação.

 O que é PTRF?

Com o intuito de diminuir o desmatamento no Brasil, o Código Florestal possui regras para a preservação de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal, que geralmente são áreas com vegetação nativa, próximas de rios e nascentes ou propriedades rurais que necessitam ter a fauna, flora, biodiversidade e o solo protegidos.

Dessa forma, quando há intervenção ambiental em APPs ou RL, deve ser apresentado ao IEF (Instituto Estadual de Florestas) um Projeto Técnico de Reconstituição da Flora (PTRF), propondo medidas mitigadoras e compensatórias. Com ele, é feito um estudo a respeito da melhor forma de recompor a vegetação local e minimizar o impacto causado pela atividade.

Como deve ser feito?

Ele deve ser apresentado ao IEF juntamente com outros documentos e com o Requerimento para Intervenção Ambiental, em que é solicitado o tipo de intervenção ambiental e é apresentado o uso da área (mineração, pecuária, agricultura).

As medidas mitigadoras são propostas a fim de diminuir impactos, já as compensatórias propõem ações para compensação direta ou indireta dos impactos devido a intervenção na APP.

Caso a recuperação não seja feita na área em que houve a intervenção, deve ser escolhida uma que possa ser refúgio de fauna ou auxilie na conservação da água e do solo.

O PTRF também pode ser realizado para enriquecer a vegetação da área ou reflorestar uma APP ou RL que foi herdada sem vegetação.

Para sua realização, são levados em conta o bioma, as características bióticas e abióticas e todas as consequências diretas e indiretas que essa ação causará no local. Além disso, ele deve estar de acordo com os critérios do IEF para manejo de APPs.

Assim, o PTRF visa conservar não só a flora, mas também o solo, a biodiversidade e, principalmente, cursos d’água que passam pela propriedade.

É um projeto relativamente simples e rápido, mas deve ser feito e posteriormente acompanhado por uma equipe capacitada, competente e experiente. A Florestal Jr. oferece toda essa qualidade e respaldo acadêmico.

 

Como a Florestal Jr. faz?

Para a realização de um PTRF, a Florestal Jr. realiza uma visita a campo para estudar e reconhecer a área a ser reconstituída. Assim, são feitas recomendações a respeito das espécies e da quantidade de mudas a serem plantadas, e das técnicas que serão usadas para isso, sempre de acordo com o tipo de vegetação da região e a fim de tornar as características o mais próximo possível das originais.

Projetos realizados

PTRF Pouso Auto

A área onde foi realizado possui apenas 40m², portanto foi recomendado fazer um plantio aleatório com mudas de diferentes estágios. O diferencial desse projeto é que foi escolhido um local próximo a um fragmento florestal, facilitando a regeneração natural e tornando o projeto mais efetivo.

Projeto Tanque Limpo

O projeto consistiu na realização de um PTRF para compensação ambiental devido alimpeza de um tanque de criação de peixes com área de 150m² em uma propriedade, sem a prévia autorização do órgão competente.

Quer mais informações a respeito de um PTRF?

Preencha o formulário e entraremos em contato com você!

Realizei uma intervenção em minha propriedade e gostaria de saber se é necessário um PTRF.Gostaria de saber sobre plantio de enriquecimento.Outro

Ou entre em contato conosco

Contato: [email protected]

Telefones: +55 (31) 3612-4159

+55 (31) 99491-7071

Conecte