O projeto consistiu na realização de um PTRF (Projeto Técnico de Reconstituição da Flora) visando a compensação para uma infração ambiental cometida mediante movimentação e deposição irregular de terra pelo cliente, sem prévia autorização do órgão competente.
O PTRF é um serviço que, como seu nome indica, tem o objetivo de reconstituição florística. Nesse caso em específico foram recomendadas a quantidade e as espécies das mudas a serem implantadas na área do projeto, de acordo com o tipo de vegetação existente na região, assim como as técnicas para o plantio e sua condução.
Foi realizada uma visita a campo, para coleta das coordenadas geográficas utilizadas na confecção do mapa, e para o reconhecimento da área infringida, e à ser recomposta.
A demanda desse projeto, surgiu a partir da limpeza de um tanque de criação de peixes com área de 150m² em uma propriedade, sem a prévia autorização do órgão competente. Essa ação então provocou uma denuncia, acarretando na autuação do cliente com exigência de compensação ambiental, que pode ser contemplada na forma de um PTRF.