A Florestal Jr. Consultoria UFV tem como especialidade a realização de inventários florestais, porém nos 25 anos da empresa, nunca antes foi realizado um inventário florestal em um plantio de Tectona grandis (Teca).

A cliente entrou em contato com a Florestal Jr. pois precisava de um inventário florestal em uma propriedade de aproximadamente 40 ha, localizada no município de Frei Gaspar – MG, afim de conhecer o volume de madeira em seu plantio de 12 e 15 anos, para quantificar as perdas oriundas de um incêndio que acometeu parte da propriedade.

Toda a coleta de dados no campo foi realizada em um final de semana pela equipe da Florestal Jr. composta por 5 graduandos. Para estimar o volume de madeira, foi feita a cubagem rigorosa de 30 árvores; nesta metodologia, é feito o abate das árvores de interesse, a partir das quais desenvolve-se um modelo hipsométrico preciso.

“Participar de idas a campo são sempre desafiadoras, mas o projeto Inventário Frei Gaspar, em particular, foi de bastante aprendizado devido ao plantio ser de uma cultura não tão corriqueira e bastante valorizada no mercado (Teca), uma grande distância entre Viçosa e a cidade do projeto, curtos prazos, porém tudo isso fez com que aprendêssemos mais e nos dedicássemos ao máximo para que o projeto fosse bem realizado.” (Mariana Vargas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *