Recomendação de desbaste

O que é desbaste?

O desbaste é uma técnica de manejo onde é feita a remoção do excesso de árvores nos povoamentos equiâneos em fase de crescimento. O objetivo do desbaste é diminuir as condições excessivas e adversas, aumentando o espaço disponível para desenvolvimento de mudas e em seguida arvoretas, que lutam para superar a competição local. Em árvores adultas, quando estas já dominam a vegetação local, o desbaste é feito para minimizar a competição entre si, evitando o adoecimento, perda de volume e de qualidade. Dentre os fatores alvo de competição podemos citar umidade, luz, temperatura e nutrientes. 

 Tipos de desbaste 

Desbaste por baixo

Consiste em colher as árvores que apresentaram crescimento em altura menor do que as outras, ou seja, são removidas as árvores com tamanho e copas inferiores às demais, restando assim apenas as dominantes que apresentaram crescimento maior.

Permite o desenvolvimento de uma nova vegetação no sub-bosque, em função dos vazios criados no estrato inferior de um povoamento.

Desbaste por cima

Consiste em remover as árvores que apresentam maior desenvolvimento em altura, mas não demonstram níveis elevados de dossel e nem um alto crescimento em dimensões de diâmetro.

Essa técnica favorece tanto as árvores dominantes de boa qualidade, retidas no teto superior sem concorrência, quanto as árvores dominadas que compõem os tetos inferiores, que poderão melhorar a qualidade da madeira pela maior disponibilidade de luz.

Desbate seletivo

Consiste em remover as árvores que não apresentam bom desenvolvimento e que restringem o desenvolvimento das árvores vizinhas, independentemente de sua altura, forma da copa ou classe de diâmetro.

Essa técnica tem como objetivo melhorar a qualidade das árvores remanescentes, para isso são removidas as árvores finas, defeituosas, doentes ou até mesmo mortas.

Desbaste sistemático

É recomendado em florestas que apresentam muitas árvores com desenvolvimento uniforme e povoamento homogêneo e sadio. Nessa técnica, a escolha das árvores é realizada com base em sua posição no talhão ou povoamento e sem adoção de nenhum critério biológico ou ecológico.

Visa principalmente facilitar os cortes e não exigem cálculos, oferecendo idêntica distribuição de área entre as árvores remanescentes e permitindo espaço para o desenvolvimento de raízes das copas e possibilitando a semeadura em linha, quando necessária.

Precisa de uma recomendação de desbaste?

Preencha o formulário e entraremos em contato!




    Informações

    Contato: [email protected]

    Telefones: +55 (31) 99491-7071

    Conecte