Rendimento da Serraria

 

Como funciona?

O objetivo do projeto é avaliar o rendimento do desdobro das toras na serraria, e verificar os possíveis pontos de melhoria que contribuirão para o aumento no rendimento da atividade realizada.

Como a produtividade é influenciada por diversos fatores, a empresa visita o local para observar e avaliar os processos de produção na serraria e detectar os possíveis problemas relacionados aos tratos silviculturais do plantio de onde a madeira é retirada. Se necessário, também são avaliadas as técnicas de armazenamento e secagem da madeira para garantir a entrega de um produto de maior qualidade.

 

Por que fazer?

    O rendimento no processo de desdobro é a relação entre o volume produzido de madeira serrada e o volume processado de toras.

    As serrarias brasileiras usam técnicas de desdobro que nem sempre alcançam os resultados esperados em relação ao rendimento em madeira serrada e sua qualidade de acordo com o tipo de madeira processado. Cerca de 25% do custo industrial da produção de madeira serrada representa a matéria-prima, ou seja, a madeira em tora.

 

Sobre o projeto:

O projeto consistiu na confecção de um relatório, que sugeriu melhorias e adaptações nos processos realizados na fazenda Duas Barras, visando aperfeiçoar processos e reduzir custos. 




    Ficou interessado no nosso projeto ou tem alguma dúvida?

    Preencha o formulário ao lado e a Florestal Jr. entrará em contato com você!