O dia 16 de fevereiro é um marco de inovação para o setor de inventário de florestas nativas. A CIENTEC, em comemoração aos 15 anos de mercado do software Mata Nativa, já conhecido em todo o território nacional, lança sua versão 4, com uma poderosa ferramenta para coleta de dados em campo.

O desenvolvimento de um layout mais moderno e interativo, acompanhado do aplicativo Mata Nativa Móvel, instalado em smartphones com sistema operacional Android e funcionamento off-line marcam o diferencial desta nova versão. Com ela, é possível realizar a coleta de dados em campo diretamente no dispositivo móvel, descartando as tradicionais fichas em papel. Também é possível realizar os cálculos referentes às amostragens casual simples e estratificada, possibilitando o levantamento exato das parcelas necessárias para obter a suficiência amostral, e deste modo, otimizar os fatores de produção, reduzir o custo da atividade e aumentar a acurácia do resultado.

O software já faz parte do pacote tecnológico das principais empresas dos setores florestal e de mineração, de centros de pesquisa, ensino e extensão, bem como de empresas atuantes em consultoria ambiental e gerenciamento de áreas de preservação florestal. Agora, com seu aplicativo, os usuários poderão registrar os dados de forma fácil e rápida, utilizar a câmera do smartphone para tirar fotos e vinculá-las às árvores ou aos projetos e, além disso, registrar a latitude e longitude da área objeto, das parcelas e ou das árvores, usando as ferramentas de GPS do aparelho.

A nova versão possibilita esquematizar a coleta de dados no software Mata Nativa e exportá-la para o aplicativo, levando para campo todas as espécies pré-cadastradas, as parcelas e suas características. O aplicativo também permite fazer backup dos dados, exportar via Bluetooth (ou qualquer outra forma de compartilhamento), permitindo a transferência para outro dispositivo ainda em campo, e com isso, diminuindo o risco de perda dos dados coletados.

O aplicativo gratuito está disponível para download na loja Google Play. Para baixar os projetos do aplicativo para o software Mata Nativa 4, é necessário que o usuário tenha uma licença do software de seis meses ou superior. A Cientec continua oferecendo suporte para ajudar a tirar todas as dúvidas dos usuários e também oferece cursos presenciais e à distância.

A CIENTEC, graduada pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica CENTEV/UFV, que há mais de 15 anos desenvolve soluções de tecnologia da informação para as áreas do agronegócio e de recursos naturais, convida a para conhecer a nova versão. Mais informações estão disponíveis pelo website www.matanativa.com.br ou pelo telefone (31) 3892-5008.

Banner Lançamento

2 pensamentos sobre “Nova versão do software Mata Nativa: mais inovação para realizar inventários de florestas nativas

  1. Meque Augusto Mapiri diz:

    Bom dia, escrevo de Mocambique, provincia de Sofala. Aprecie e gostei imenso do vosso projecto, gostaria de fazer parte desta vasta equipe de profissionais e aprender mais sobre as nossas florestas. Sou formado em engenharia florestal pela universidade zambeze

    • Florestal Jr. diz:

      Olá Meque, infelizmente não contratamos engenheiros formados, nossa organização é uma Empresa Júnior, entidade sem fins lucrativos, gerida e operada exclusivamente por estudantes do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Agradecemos o interesse e estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossos consultores estão aqui para responder às suas dúvidas!
👋 Ei, como posso ajudar?