Os projetos consistiram na realização de um Cadastro Ambiental Rural e de um Cadastro de Uso Insignificante de Recursos Hídricos em uma propriedade de aproximadamente 45 hectares na zona rural do município de Leopoldina – Minas Gerais.

Dois membros da Florestal Jr. Consultoria UFV visitaram a propriedade a fim de conhecer as delimitações da mesma e de analisar o curso d’água em que o cliente tinha pretensão de utilizar como fonte de irrigação em seu plantio de milho. Com o auxílio do cliente, o Cadastro Ambiental Rural foi realizado, sendo que o limite da propriedade foi feito apenas com uso de imagens de satélite. Também foram discutidos com o cliente alguns dados que seriam necessários para o Cadastro de Uso Insignificante de Recursos Hídricos, que foi realizado posteriormente, com um computador contendo acesso à internet.

Após a entrega dos documentos o cliente pôde dar inicio a irrigação em uma nova área do seu plantio de milho, e pôde, também, ter segurança de que sua propriedade será regularizada pelo posterior Plano de Recuperação de Áreas Degradadas imposto pelo governo.

A realização do Cadastro Ambiental Rural é essencial para todas as propriedades rurais do Brasil, e o Cadastro de Uso Insignificante de Recursos Hídricos é necessário para qualquer uso de cursos hídricos. Devido a essa importância é crucial que todo Engenheiro Florestal tenha conhecimento de como realizar esses Cadastros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *